Boa Noite Pessoal!
Bom, quase todo motociclista já ouviu falar nos famosos kit transmissão ou kit relação para motos, pois bem para quem ainda não sabe o que são kit de transmissão com retentor, vamos explicar!
O kit é dito como "com retentor" por possuir nos elos (junção da corrente) anéis oring's, ou seja, vedações de borracha que evitam a entrada de elementos abrasivos para o interior da corrente, com isso o kit de transmissão vai resistir ao desgaste por um período maior, abaixo foto detalhada da vedação na corrente.
Para as motocicletas de uso Fora de Estrada (off-road) a durabilidade é muito maior se comparada a um kit transmissão sem retentor, pois a vedação de borracha não permite a entrada de barro, terra e areia para dentro da corrente.
Para se ter ideia da diferença de um kit de transmissão com ou sem retentor, podemos usar a seguinte relação:
kit sem retentor = durabilidade de 5.000 a 15.000 km, dependendo da marca do kit e de como o motociclista conduz e faz a manutenção da moto!
kit com retentor = durabilidade de 20.000 a 35.000 km, dependendo novamente da marca do kit e de como o motociclista conduz e faz a manutenção da moto.
Outra curiosidade é com relação a manutenção do kit, uma relação com corrente sem retentor é necessário manutenção constantes, ou seja a cada 2.000 km é aconselhável apertar e lubrificar a corrente, já o kit com retentor esse período de manutenção é maior, ou seja você pode rodar uns 6.000 km sem precisar ajustar a corrente!
Agora vamos falar dos valores!
Bem como nem tudo são flores, é claro que o kit com retentor é mais caro!
Em média um kit relação sem retentor para uma moto nacional de baixa cilindrada custa R$ 50,00 (em média) um kit com retentor para a mesma moto pode custar R$ 120,00 (em média).
Ai fica a pergunta! qual kit colocar na minha moto?
-Bem se você não tem tempo pra ficar ajustando a corrente a cada instante, tem dinheiro para comprar um kit com retentor bom, quer um produto durável, você deve comprar com retentor!
-Agora se você gosta de levar a moto na oficina periodicamente, tem tempo pra fazer a manutenção da relação, talvez até faça mesmo em casa, e ainda não quer investir muito em um kit relação o ideal é ir de kit sem retentor.
Na Markito Motos, você encontra uma completa linha de kit transmissão com e sem retentor!
Confira!
http://www.markitomotos.com/navegacao.php?categoria_busca=86
Mas o importante mesmo é sempre deixar a manutenção do kit relação em dia!
Mantenha a corrente ajustada e lubrificada periodicamente e substitua o kit de transmissão quando o mesmo estiver perto do final da vida útil, evitando dor de cabeça!
Um abraço e até a próxima!
Roberto Zipperer
Markito Motos
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